Estudantes protestam em Itália

Escola boa<br>é publica

Mi­lhares de es­tu­dantes pro­tes­taram, dia 7, por toda a Itália contra os cortes or­ça­men­tais e a re­forma co­nhe­cida como «buona scuola», im­posta pelo go­verno de Renzi.

Es­tu­dantes lutam pelo en­sino pú­blico para todos

As ma­ni­fes­ta­ções, que ti­veram lugar em cerca de 70 ci­dades ita­li­anas, ini­ciam uma série de ac­ções de pro­testo no sector da Edu­cação, em de­fesa da es­cola pú­blica e contra as re­formas in­tro­du­zidas pelo go­verno so­cial-de­mo­crata de Matteo Renzi.

Um ano após a sua apro­vação no par­la­mento, es­tu­dantes e pro­fes­sores de­nun­ciam os efeitos ne­fastos do novo mo­delo, que trans­forma as es­colas numa es­pécie de em­presas di­ri­gidas por um gestor.

As or­ga­ni­za­ções es­tu­dantis exi­giram a adopção de uma lei que ga­ranta o acesso de todos a uma es­cola pú­blica de qua­li­dade, de­mo­crá­tica, gra­tuita e in­clu­siva.

Os pro­testos ti­veram par­ti­cular vigor em Roma, Flo­rença, Bo­lonha, Milão, Ná­poles, Ve­neza e Pa­lermo.

Em Roma e Milão, os pro­testos de­cor­reram numa at­mos­fera de tensão, re­gis­tando-se con­frontos com as forças po­li­ciais.

Para o pró­ximo dia 21, vá­rios sin­di­catos con­vo­caram uma greve na­ci­onal de pro­fes­sores em de­fesa do es­ta­tuto pro­fis­si­onal e da au­to­nomia da gestão das es­colas.




Mais artigos de: Europa

Ofensiva anti-aborto travada

O Par­la­mento po­laco re­jeitou, dia 6, a ini­ci­a­tiva po­pular que pedia penas de prisão por in­ter­rupção da gra­videz, de­pois de uma se­mana de pro­testos mas­sivos contra a me­dida.

A geração NEET

Quase 15 por cento dos jovens dos países da OCDE não trabalham, não estudam e não estão em formação, indica um relatório divulgado, dia 5, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. O estudo, intitulado...

BCE favoreceu Deutsche Bank

O banco alemão Deutsche Bank teve um tratamento especial por parte do Banco Central Europeu (BCE) nas provas de resistência realizadas no último Verão à banca europeia Segundo revelou, dia 10, o diário britânico Financial Times (FT), nos resultados dos testes foi...

Estado salva Alstom/Belfort

O governo francês anunciou, dia 4, uma encomenda de 21 comboios TGV e 20 locomotivas de desempanagem ao construtor Alstom, com vista a garantir trabalho à fábrica de Belfort, no Nordeste do país, e evitar o encerramento da unidade. Segundo declarou o secretário de Estado da...

Harmonização do Direito<br>e da Justiça na UE

Na última sessão plenária do Parlamento Europeu, foram aprovados três relatórios que dizem bem da natureza federalista da União Europeia e de como esta se estende a todas as áreas e sectores. No caso, documentos que abordam as áreas do...